Licenciatura em Educação Especial
APRESENTAÇÃO
O Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL, licenciatura da FAVENORTE é um curso de integralização em 4 anos ou 8 semestres com carga horária de 3.200 horas e está voltado para a solução de problemas sociais e melhoria da qualidade de vida da população. Prepara profissionais, fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico da dimensão socioeducacional quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas, além de assegurar a formação de profissionais com as seguintes competências:
Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
Compreensão do papel social da escola;
Domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
Domínio do conhecimento pedagógico;
Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
PERFIL DO CURSO
I – o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
III – a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
O curso enseja que o profissional exerça à docência na educação básica com competência e habilidades, através das seguintes capacidades:
I. exercício profissional de forma contextualizada, envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias;
II. desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino-aprendizagem;
III. planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (instituições de educação básica e de educação superior, agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do estudante em formação;
IV. participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
V. análise do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos e pedagógicos, além das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
VI. leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para a compreensão e a apresentação de propostas e dinâmicas didático-pedagógicas;
VII. cotejamento e análise de conteúdos que balizam e fundamentam as diretrizes curriculares para a educação básica, bem como de conhecimentos específicos e pedagógicos, concepções e dinâmicas didático-pedagógicas, articuladas à prática e à experiência dos professores das escolas de educação básica, seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
VIII. desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas;
IX. sistematização e registro das atividades em portfólio ou recurso equivalente de acompanhamento.
Mais informações
- Formar docentes com desenvolvimento pautado na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo.
- Garantir, com qualidade, os direitos e objetivos de aprendizagem e o seu desenvolvimento, a gestão democrática e a avaliação institucional.
- Implementar os objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, articulada entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições formadoras e os sistemas e redes de ensino e suas instituições.
- Formar profissionais comprometidos com os valores inspiradores da sociedade democrática, compreensão do papel social da escola, domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar, domínio do conhecimento pedagógico, conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica com estudantes especiais, através de:
- Desenvolver competências técnicas, políticas e éticas para atuação com estudantes portadores de necessidades especiais no ensino regular e no especializado, reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais;
- inserir no debate contemporâneo, mais amplo, das questões culturais, sociais, econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência, contemplando: cultura geral e profissional; conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, aí incluídas as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais e as das comunidades indígenas; conhecimento sobre dimensão cultural, social, política e econômica da educação; conteúdo das áreas de conhecimento que serão objeto de ensino; conhecimento pedagógico; conhecimento advindo da experiência;
- Contribuir com a melhoria da oferta e cumprimento das políticas públicas de inclusão;
- Contribuir com o provimento do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, previsto na legislação brasileira, como direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais;
- Qualificar o educador para o trabalho com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando-os para garantirem:
- Integração dos educandos portadores de necessidades especiais ao ensino regular;
- Condições para o desenvolvimento do educando respeitando suas limitações;
- Continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;
- Promoção da acessibilidade universal;
- Educação para o atendimento individual especializado.
O curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL da Faculdade Verde Norte – FAVENORTE, desenvolve seu currículo embasado no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão de forma a capacitar e desenvolver aptidão do profissional para o exercício da docência com estudantes especiais, de forma a conduzi-lo:
- à integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
- à construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
- ao acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de estudo e produção acadêmica-profissional, viabilizando os programas de fomento à pesquisa sobre a educação básica;
- às dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
- à elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
- ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;
- à promoção de espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;
- à consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
- à aprendizagem e ao desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições.
O curso de FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA com habilitação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL oferece a seguinte infraestrutura para desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso.
Coordenador: Prof. Me Airan da Paz Fonseca Mota
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes:

INFORMAÇÕES GERAIS
- Habilitação: Licenciatura em Educação Especial
- Duração: 5 anos
- Entradas semestrais: 02
- Forma de acesso: Processo Seletivo
- Vagas por semestre: 40 vagas
- Horário de funcionamento: Noturno
- Local: Campus Mato Verde
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