Licenciatura em Educação Especial
Coordenadora: Prof. Me. Airan da Paz Fonseca Mota

Habilitação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Duração: 04 anos
Entradas semestrais: 02
Forma de acesso: Processo Seletivo
Vagas por semestre: 40 vagas
Vagas anuais: 80 vagas
Horário de funcionamento: Noturno
Local: Favenorte de Mato Verde
Integralização: 4 anos ou 8 semestres, mínimo, 7 anos ou 14 semestres, máximo.
Carga horária do curso: 3.200 horas ou 3.840 horas/aulas
Nota MEC IC: ★★★★

O Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL, licenciatura da FAVENORTE é um curso de integralização em 4 anos ou 8 semestres com carga horária de 3.200 horas e está voltado para a solução de problemas sociais e melhoria da qualidade de vida da população. Prepara profissionais, fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico da dimensão socioeducacional quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas, além de assegurar a formação de profissionais com as seguintes competências:
Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
Compreensão do papel social da escola;
Domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
Domínio do conhecimento pedagógico;
Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

O Projeto Pedagógico do Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL da FAVENORTE está alicerçado nos seguintes objetivos:
  • Formar docentes com desenvolvimento pautado na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo.
  • Garantir, com qualidade, os direitos e objetivos de aprendizagem e o seu desenvolvimento, a gestão democrática e a avaliação institucional.
  • Implementar os objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, articulada entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições formadoras e os sistemas e redes de ensino e suas instituições.
  • Formar profissionais comprometidos com os valores inspiradores da sociedade democrática, compreensão do papel social da escola, domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar, domínio do conhecimento pedagógico, conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica com estudantes especiais, através de:
  • Desenvolver competências técnicas, políticas e éticas para atuação com estudantes portadores de necessidades especiais no ensino regular e no especializado, reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais;
  • inserir no debate contemporâneo, mais amplo, das questões culturais, sociais, econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência, contemplando: cultura geral e profissional; conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, aí incluídas as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais e as das comunidades indígenas; conhecimento sobre dimensão cultural, social, política e econômica da educação; conteúdo das áreas de conhecimento que serão objeto de ensino; conhecimento pedagógico; conhecimento advindo da experiência;
  • Contribuir com a melhoria da oferta e cumprimento das políticas públicas de inclusão;
  • Contribuir com o provimento do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, previsto na legislação brasileira, como direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais;
  • Qualificar o educador para o trabalho com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando-os para garantirem:
    • Integração dos educandos portadores de necessidades especiais ao ensino regular;
    • Condições para o desenvolvimento do educando respeitando suas limitações;
    • Continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;
    • Promoção da acessibilidade universal;
    • Educação para o atendimento individual especializado.

O curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL da Faculdade Verde Norte – FAVENORTE, desenvolve seu currículo embasado no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão de forma a capacitar e desenvolver aptidão do profissional para o exercício da docência com estudantes especiais, de forma a conduzi-lo:

  • à integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
  • à construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
  • ao acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de estudo e produção acadêmica-profissional, viabilizando os programas de fomento à pesquisa sobre a educação básica;
  • às dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
  • à elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
  • ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;
  • à promoção de espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;
  • à consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
  • à aprendizagem e ao desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições.
O curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL, licenciatura, visa formar profissionais para o exercício da docência na Educação Básica com crianças especiais, através de um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
I – o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
III – a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
O curso enseja que o profissional exerça à docência na educação básica com competência e habilidades, através das seguintes capacidades:
I. exercício profissional de forma contextualizada, envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias;
II. desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino-aprendizagem;
III. planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (instituições de educação básica e de educação superior, agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do estudante em formação;
IV. participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
V. análise do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos e pedagógicos, além das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
VI. leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para a compreensão e a apresentação de propostas e dinâmicas didático-pedagógicas;
VII. cotejamento e análise de conteúdos que balizam e fundamentam as diretrizes curriculares para a educação básica, bem como de conhecimentos específicos e pedagógicos, concepções e dinâmicas didático-pedagógicas, articuladas à prática e à experiência dos professores das escolas de educação básica, seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
VIII. desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas;
IX. sistematização e registro das atividades em portfólio ou recurso equivalente de acompanhamento.

O curso de FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA com habilitação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL oferece a seguinte infraestrutura para desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso.

Prof. Me. Airan da Paz Fonseca Mota

Graduada em Pedagogia
Habilitada em Inspeção Escolar
Especialista em Pedagogia
Mestre em Geografia com Ênfase em Didática do Ensino

Prof. Me. Airan da Paz Fonseca Mota
Pro. Me. Genilson Caldeira dos Santos
Pro. Me. Janine Morais Pereira
Prof. Me. Lucélia Cristina Brant Mariz Sá
Prof. Esp. Lucilia Alves Andrade
Prof. Me. Mércia Otaviana Barbosa de Sá
Prof. Me. Michelly Martins Ferreira
Prof. Me. Miriane Santos Prates

×

Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!

× Como posso ajudá-lo?