Plano de Ação/2018
DADOS DA INSTITUIÇÃO
Código: 2910
Nome da Instituição: Faculdade Verde Norte
Caracterização de IES: Instituição Privada com fins lucrativos – Faculdade
Município: Mato Verde
Estado: Minas Gerais
CPA 2018
Membro da CPA | Nome | Cargo na CPA | Cargo Institucional/Ocupação |
Representantes do corpo docente | Lucilia Alves Andrade | Representante dos Docentes | Docente |
Representantes do corpo docente | Eduardo Leal Silva | Representante dos Docentes | Docente |
Representantes do corpo discente | Alexandre Roberto César Gomes | Discente | Discente do Curso de Engenharia Civil |
Representantes do corpo discente | Getúlio Teixeira de Freitas | Discente | Discente do Curso de Enfermagem |
Representantes do corpo administrativo | Julianny Gabriele de Sá | Secretária | Psicóloga |
Representantes do corpo administrativo | Cleonice Corrêa Fonseca | Coordenadora | Assessora Pedagógica |
Representantes da sociedade civil organizada | Elzira Dias de Oliveira | Sociedade Civil | Comerciante |
Representantes da sociedade civil organizada | Eni da Silva Barbosa | Sociedade Civil | Doméstica |
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO– CPA
PLANO DE TRABALHO / 2019
- INTRODUÇÃO
A autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual a Faculdade Verde Norte constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade do ensino e alcançar maior relevância social. Para tanto, a CPA – Comissão Própria de Avaliação sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos (fragilidades), bem como pontos fortes e potencialidades e estabelece estratégias de superação de problemas.
A CPA através de um fundamentado plano de trabalho desenvolve importantes ações, notadamente a sensibilização de toda comunidade acadêmica, a criação de um modelo de autoavaliação envolvendo os cinco Eixos (dez dimensões), abrange as estruturas de ensino (presencial e a distância).
Para que frutos sejam colhidos é preciso, no entanto, que o conceito de avaliação que permeia todo o trabalho seja o de compreender em conjunto, estabelecendo significações e direções; não de segmentos ou de partes isoladas, mas de totalidades concretas que constituem a instituição como um todo; em que avaliar se instaure como um instrumento de construção dessa integração.
Por suas responsabilidades, a CPA-FAVENORTE apresenta o Plano de Trabalho a ser desenvolvido no ano de 2019, que consiste na manutenção e evolução dos padrões qualitativos já praticados.
- A AVALIAÇÃO
As Diretrizes a serem seguidas pela CPA durante o processo de avaliação compreendem:
- O que deve ser examinado antes da avaliação.
- O que deve ser examinado e coletado durante a avaliação.
- O que será avaliado.
- ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO
Todas as informações coletadas pertinentes à avaliação estão organizadas em eixos, categorias de análise e, indicadores.
Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
- CARACTERÍSTICAS DOS EIXOS/DIMENSÕES
Dimensão1 -Plano de Desenvolvimento Institucional.
a.Compromisso da IES.
b.Plano de Desenvolvimento -PDI.
c.Projetos Pedagógicos e as articulações.
- Dimensões-Política da IES
a.Ensino
b.Pesquisa
c.Extensão
d.Pós-Graduação
3.Dimensão -Responsabilidade Social
a.Ações
b.Contribuição
- Dimensão – Comunicação Social
a.Comunicação Interna
b.Comunicação Externa
5.Dimensão -Políticas de Pessoal
a.Corpo Docente
b.Corpo Técnico Administrativo
6.Dimensão –Gestão Institucional
a.Plano de Gestão
b.Plano de Metas
c.Estrutura Organizacional
7.Dimensão –Infraestrutura
a.Instalações Gerais
b.Biblioteca
- Laboratórios e demais instalações
8.Dimensão-Avaliação Institucional
a.Procedimentos de Avaliação
b.Acompanhamento do Planejamento Institucional
9.Dimensões –Corpo Discente
a.Políticas de Acesso
b.Políticas de Participação
c.Políticas de Atendimento
10.Dimensão –Gestão Financeira
a.Sustentabilidade Financeira
b.Compromisso na oferta da Educação Superior
- EXEMPLOS DE INDICADORES QUE PODEM SER ABORDADOS NA ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
DIMENSÃO | CATEGORIA DE ANÁLISE | INDICADORES |
Missão e o PDI | Plano de desenvolvimento institucional | Finalidades, objetivos e compromissos; Missão, filosofia e valores; Metas, ações e políticas institucionais; Articulação entre PDI e PPCs da IES; Perfil dos alunos e egressos |
Política para o ensino, a pesquisa e a pós-graduação. | Proposta Pedagógica da IES PPC de graduação e pós-graduação (presenciais e EAD) Atividades acadêmicas Grupos de pesquisa Publicações Obtenção de meios para desenvolvimento de pesquisa Sistemas de comunicação para EAD Material didático para EAD | Concepções norteadoras da formação profissional; Objetivos do curso; Perfil do egresso e competências, Organização curricular, Organização didático-pedagógica, Estágios, TCC , Avaliação da aprendizagem, Projetos institucionais, Articulação entre pesquisa e demais atividades, Bolsas, Produção de material didático para uso em EAD. |
Políticas de Responsabilidade Social | Ações voltadas a promoção da cidadania e atenção a setores sociais excluídos, Transferência de conhecimento e importância social Educação Inclusiva Meio ambiente Solidariedade | Sistematização de atividades de extensão voltadas a comunidade, Participação de alunos nas ações de extensão e intervenção social, Política de bolsas Impacto das atividades desenvolvidas. |
Comunicação com a sociedade | Estratégias e recursos de comunicação interna e externa Imagem pública da IES Ouvidoria | Meios e canais de comunicação usados interna e externamente, Orientações aos alunos Disponibilidade do ouvidor Resposta às demandas da ouvidoria |
Organização e Gestão da IES | Gestão institucional Sistema de gestão da IES Tecnologias de informação e comunicação para EAD | Composição e atribuições dos colegiados, Política de capacitação de RH, Participação dos gestores na solução de problemas. |
Infraestrutura física | Laboratórios Demais Instalações Biblioteca | Salas de aula, CAA,Secretaria, Sanitários Acessibilidade, Laboratórios de informáticaüMateriais de laboratórios, Recursos audiovisuais.
|
Autoavaliação | Acompanhamento das atividades do ensino presencial e EAD | Avaliação pelo discente: ensino, infraestrutura. Avaliação pelo docente: ensino, atendimento e planejamento da IES, Interação entre aluno-professor, Processo de aprendizagem em EAD |
Política de RH | Corpo técnico administrativo Corpo docente | Política de qualificação profissional administrativo e docente, Relacionamento interpessoal Atendimento ao aluno Formação docente Plano de carreira Produção científica |
Política de atendimento aos discentes e egressos | Discentes e egressos | Relacionamento Monitoria Participação em projetos de pesquisa Participação em extensão Participação no ENADE Egressos |
Sustentabilidade financeira | Sustentabilidade financeira Política direcionada a aplicação de recurso | Relação entre orçamento e gastos Política de capacitação docente Política de capacitação de administrativos Política de expansão das instalações física |
CRONOGRAMA DO PLANO DE TRABALHO DA CPA/2019
JANEIRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
21/01/19 a 31/01/19 | Entrega dos Resultados da Avaliação Institucional para Docentes – Via email. | Coordenadora da CPA |
FEVEREIRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
20/02/19 | Reunião com a CPA – Organização do Relatório | Participação de todos os Membros da CPA |
Participar de Reunião com a Diretoria | Coordenadora da CPA e membros que puderem comparecer. |
MARÇO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
Até 31/03/2019 | Envio do Relatório Integral da CPA para o MEC | Coordenadora da CPA, enviar n site do E-MEC |
Até dia 31/03/2019 | Apresentação dos Resultados da CPA para os cursos-Avaliação Institucional. Realizar apresentação em auditório convidando representantes de turma e alunos que queiram participar e colocar no site para acesso de toda Comunidade Acadêmica. | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o Mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019. | Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
ABRIL | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
8/04/2019 | Reunião da CPA Planejamento do Plano de Trabalho 2019 e Programa de Acompanhamento ao Egresso. | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o mês | Colocar selos da CPA nos diversos espaços da IES onde indica as conquistas | Coordenadora da CPA com ajuda dos representantes discentes. |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
MAIO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
Durante o mês | Estudo dos Eixos e Dimensões Avaliativas para montagem do questionário | Participação de todos os Membros da CPA |
Até o final do mês | Inserir no site: Relatórios, Plano de Trabalho e Resultados de Avaliação 2018. | Coordenadora da CPA TI |
28/05/2019 | Reunião da CPA Participação da Faculdade no Enade | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
JUNHO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
03/06 à 07/06/2019 | Montagem do Questionário Avaliativo Docentes, Discentes e Técnico Administrativo. | Membros da CPA |
10/06 á 14/06/19 | Apresentação em todas as Salas da equipe da CPA e divulgação de datas do Processo de Avaliação. | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019. | Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
JUNHO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
10/06 á 05/07/19 | Aplicação dos Questionários Solicitar ajuda dos docentes para divulgar e incentivar os alunos em sala de aula a responder os questionários. (ambiente virtual) | Participação de todos os Membros da CPA |
Até o final do mês | Inserir no site o relatório da Ouvidoria | Coordenadora da CPA TI |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
JULHO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
Durante as duas primeiras semanas | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019. | Professora Julianny. |
AGOSTO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
19/08/2019 | Reunião da CPA | Participação de todos os Membros da CPA |
15/08/2019 | Organização junto a Assessoria Pedagógica e Coordenadores atividades de intervenção para o ENADE | Participação de todos os Membros da CPA |
Até o final do Mês | Publicação dos resultado da Autoavaliação Institucional Docentes, Discente e Equipe Administrativa) no site. Divulgar os resultados para a Comunidade Acadêmica | Coordenadora da CPA TI |
19/08/2019 | Apresentação dos Resultados para Direção | Coordenadora da CPA e demais membros
|
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019. | Professora Julianny. |
SETEMBRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
Durante o mês | Reunião com Funcionários da IES para apresentar resultados e apontar as potencialidades e fragilidades de cada setor. | Coordenadora da CPA TI |
17/09/2019 | Reunião com a Diretoria | Membros da CPA |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
OUTUBRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
03/10/2019 | Reunião da CPA | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o mês | Reunião com Funcionários da IES para apresentar resultados e apontar as potencialidades e fragilidades de cada setor. | Coordenadora da CPA TI |
Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
NOVEMBRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
Inicio do mês | Organização junto a Assessoria Pedagógica e Coordenadores atividades de intervenção para o ENADE | Coordenadores de Curso e Coordenadora da CPA |
14/11/2019 Dia da Prova Unificada | Aplicação da Avaliação Institucional a Comunidade Acadêmica ( Questionário Físico) | Participação de todos os Membros da CPA |
22/11/2019 | Reunião com setor da Ouvidoria para saber sobre as demandas do setor | Participação de todos os Membros da CPA |
22/11/2019 | Reunião da CPA | Participação de todos os Membros da CPA |
24/11/2019 | Acompanhar os acadêmicos no dia da Avaliação do Enade. | Participação de todos os Membros da CPA |
Durante o mês | Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019 | Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar. |
DEZEMBRO | ||
DIAS | ATIVIDADES | RESPONSÁVEL |
02/12 a 13/12 | Organização dos documentos da CPA e inicio da tabulação dos dados dos questionários respondidos pela Comunidade Acadêmica. | Participação de todos os Membros da CPA e representantes de turmas |
As reuniões da CPA-FAVENORTE com a Direção, previstas ao final de cada ano e/ou quando necessário, servirão como relatos sobre as atividades desenvolvidas, buscando avaliar sua eficácia e novos norteadores para superação de problemas, para melhorar a qualidade do ensino na IES e alcançar maior relevância social.
PLANO DE AÇÃO CPA /2019
Fragilidades apontadas na Avaliação 1º e 2º 2018 | Metas a serem atingidas | Atividades a serem executadas | Responsável | Período |
Apontamento realizado na avaliação pelos professores que não conhecem a CPA | Melhorar a Divulgação dos Resultados da CPA | -Reunir com professores nos horários de Intervalo e abordar sobre o trabalho da CPA -Cartaz com fotos dos membros da CPA para que todos tenham conhecimento de quem sejam os membros. -Envio de informações da CPA através de e-mail. | Comissão da CPA | Fevereiro a Novembro 2019 |
Programa de Acompanhamento de Egressos | Manter contato com os egressos e ofertar novas propostas de formação continuada e novos cursos, ampliando seu conhecimento. | – Inserir no site Questionário para egressos -Através da Secretária Geral manter banco de dados de ex- alunos para envio de novas propostas de formação. | Direção Acadêmica Coordenação de Pós-Graduação Secretária Geral | Fevereiro à Dezembro de 2019. |
Melhorias no site | Melhorar o site da IES | -Inserir mais informações relacionadas a IES no site -Melhor a estética do site -Manter atualizadas informações da IES | Setor de Marketing E Responsável pelo Site. | Fevereiro à Dezembro de 2019. |
Falta de conhecimento da Missão da FAVENORTE | Informar a Comunidade Acadêmica a Missão da FAVENORTE | -Afixar nos quadro de avisos da IES -Apresentar nas diversas reuniões realizadas pela FAVENORTE. | Direção Acadêmica CPA | Fevereiro à Dezembro de 2019. |
Melhoria da divulgação dos trabalhos da IES através do setor de Marketing | Ampliar os canais de divulgação das atividades da IES | -Informar as atividades pelo Site, Instagran, Facebook, Murais da IES, TV no Hall de entrada, watsaap, panfletos. | Setor de Marketing | Fevereiro à Dezembro de 2019. |
Melhorias do Setor de Agendamento da IES | Melhorar o aplicativo de agendamento | -Melhorar o aplicativo da IES, tornando-o mais fácil para utilização. | TI | Março de 2019. |
Fragilidades apontadas na Avaliação 1º e 2º 2018 | Metas a serem atingidas | Atividades a serem executadas | Responsável | Período |
Falta de didática por parte de alguns docentes | Melhorar a didática do Professor em sala de aula. | -Ofertar Capacitação sobre Metodologias Ativas para Docentes | CPA Assessoria Pedagógica | Durante o semestre, conforme necessidade. |
Melhorias nos resultados do ENADE | Aumentar a nota/desempenho no Enade em 2019. | -Ofertar aulas de Língua Portuguesa -Ofertar a disciplina de Competências e Habilidades- Conhecimento Especifico. | CPA Assessoria Pedag. Coordenação de Curso Diretoria Acadêmica
| 2º/2019. |
Necessidade de Capacitação para funcionários em relação ao atendimento. | -Melhorar o atendimento nos diversos setores da FAVENORTE | -Capacitação com foco em melhorar o atendimento a Comunidade Acadêmica. | Recursos Hum. CPA Ouvidoria | Durante o semestre, conforme necessidade. |
Maior envolvimento dos acadêmicos no processo de Avaliação Institucional | -Aumentar a quantidade de acadêmicos participando do processo de Avaliação Institucional. | -Aplicação de Questionário (impresso) | CPA | Novembro de 2019 |
As fragilidades apontadas acima se referem ao processo de avaliação de 2018 e terão que ter prioridade em 2019.
Cleonice Corrêa Fonseca- Coordenadora da CPA