Plano de Ação/2018

DADOS DA INSTITUIÇÃO

 

Código: 2910

Nome da Instituição: Faculdade Verde Norte

Caracterização de IES: Instituição Privada com fins lucrativos – Faculdade

Município: Mato Verde

Estado: Minas Gerais

 

CPA 2018

 

Membro da CPANomeCargo na CPACargo Institucional/Ocupação
Representantes do corpo docenteLucilia Alves AndradeRepresentante dos DocentesDocente
Representantes do corpo docenteEduardo Leal SilvaRepresentante dos DocentesDocente
Representantes do corpo discenteAlexandre Roberto César GomesDiscenteDiscente do Curso de Engenharia Civil
Representantes do corpo discenteGetúlio Teixeira de FreitasDiscenteDiscente do Curso de Enfermagem
Representantes do corpo administrativoJulianny Gabriele de SáSecretáriaPsicóloga
Representantes do corpo administrativoCleonice Corrêa FonsecaCoordenadoraAssessora Pedagógica
Representantes da sociedade civil organizadaElzira Dias de OliveiraSociedade CivilComerciante
Representantes da sociedade civil organizadaEni da Silva BarbosaSociedade CivilDoméstica

 

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO– CPA

PLANO DE TRABALHO / 2019

 

  • INTRODUÇÃO

A autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual a Faculdade Verde Norte constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade do ensino e alcançar maior relevância social. Para tanto, a CPA – Comissão Própria de Avaliação sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos (fragilidades), bem como pontos fortes e potencialidades e estabelece estratégias de superação de problemas.

A CPA através de um fundamentado plano de trabalho desenvolve importantes ações, notadamente a sensibilização de toda comunidade acadêmica, a criação de um modelo de autoavaliação envolvendo os cinco Eixos (dez dimensões), abrange as estruturas de ensino (presencial e a distância).

Para que frutos sejam colhidos é preciso, no entanto, que o conceito de avaliação que permeia todo o trabalho seja o de compreender em conjunto, estabelecendo significações e direções; não de segmentos ou de partes isoladas, mas de totalidades concretas que constituem a instituição como um todo; em que avaliar se instaure como um instrumento de construção dessa integração.

Por suas responsabilidades, a CPA-FAVENORTE apresenta o Plano de Trabalho a ser desenvolvido no ano de 2019, que consiste na manutenção e evolução dos padrões qualitativos já praticados.

  • A AVALIAÇÃO

As Diretrizes a serem seguidas pela CPA durante o processo de avaliação compreendem:

  • O que deve ser examinado antes da avaliação.
  • O que deve ser examinado e coletado durante a avaliação.
  • O que será avaliado.

 

  • ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO

Todas as informações coletadas pertinentes à avaliação estão organizadas em eixos, categorias de análise e, indicadores.

Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

  • CARACTERÍSTICAS DOS EIXOS/DIMENSÕES

Dimensão1 -Plano de Desenvolvimento Institucional.

a.Compromisso da IES.

b.Plano de Desenvolvimento -PDI.

c.Projetos Pedagógicos e as articulações.

  1. Dimensões-Política da IES

a.Ensino

b.Pesquisa

c.Extensão

d.Pós-Graduação

3.Dimensão -Responsabilidade Social

a.Ações

b.Contribuição

  1. Dimensão – Comunicação Social

a.Comunicação Interna

b.Comunicação Externa

5.Dimensão -Políticas de Pessoal

a.Corpo Docente

b.Corpo Técnico Administrativo

6.Dimensão –Gestão Institucional

a.Plano de Gestão

b.Plano de Metas

c.Estrutura Organizacional

7.Dimensão –Infraestrutura

a.Instalações Gerais

b.Biblioteca

  1. Laboratórios e demais instalações

8.Dimensão-Avaliação Institucional

a.Procedimentos de Avaliação

b.Acompanhamento do Planejamento Institucional

9.Dimensões –Corpo Discente

a.Políticas de Acesso

b.Políticas de Participação

c.Políticas de Atendimento

10.Dimensão –Gestão Financeira

a.Sustentabilidade Financeira

b.Compromisso na oferta da Educação Superior

  • EXEMPLOS DE INDICADORES QUE PODEM SER ABORDADOS NA ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
DIMENSÃOCATEGORIA DE ANÁLISEINDICADORES

 

Missão e o PDI

Plano de desenvolvimento institucional

Finalidades, objetivos e compromissos;

Missão, filosofia e valores;

Metas, ações e políticas institucionais;

Articulação entre PDI e PPCs da IES;

Perfil dos alunos e egressos

 

Política para o ensino, a pesquisa e a pós-graduação.

Proposta Pedagógica da IES

PPC de graduação e pós-graduação (presenciais e EAD) Atividades acadêmicas

Grupos de pesquisa

Publicações

Obtenção de meios para desenvolvimento de pesquisa Sistemas de comunicação para EAD

Material didático para EAD

Concepções norteadoras da formação profissional;

Objetivos do curso;

Perfil do egresso e competências,

Organização curricular,

Organização didático-pedagógica,

Estágios, TCC ,

Avaliação da aprendizagem,

Projetos institucionais,

Articulação entre pesquisa e demais atividades,

Bolsas,

Produção de material didático para uso em EAD.

Políticas de Responsabilidade Social

Ações voltadas a promoção da cidadania e atenção a setores sociais excluídos,

Transferência de conhecimento e importância social Educação Inclusiva

Meio ambiente

Solidariedade

Sistematização de atividades de extensão voltadas a comunidade,

Participação de alunos nas ações de extensão e intervenção social,

Política de bolsas

Impacto das atividades desenvolvidas.

Comunicação com a sociedade

Estratégias e recursos de comunicação interna e externa

Imagem pública da IES

Ouvidoria

Meios e canais de comunicação usados interna e externamente,

Orientações aos alunos

Disponibilidade do ouvidor

Resposta às demandas da ouvidoria

Organização e Gestão da IES

Gestão institucional

Sistema de gestão da IES

Tecnologias de informação e comunicação para EAD

Composição e atribuições dos colegiados,

Política de capacitação de RH,

Participação dos gestores na solução de problemas.

Infraestrutura física

Laboratórios

Demais Instalações

Biblioteca

Salas de aula, CAA,Secretaria, Sanitários

Acessibilidade, Laboratórios de informáticaüMateriais de laboratórios, Recursos audiovisuais.

 

 

AutoavaliaçãoAcompanhamento das atividades do ensino presencial e EAD

Avaliação pelo discente: ensino, infraestrutura.

Avaliação pelo docente: ensino, atendimento e planejamento da IES,

Interação entre aluno-professor, Processo de aprendizagem em EAD

Política de RH

Corpo técnico administrativo

Corpo docente

Política de qualificação profissional administrativo e docente,

Relacionamento interpessoal

Atendimento ao aluno

Formação docente

Plano de carreira

Produção científica

Política de atendimento aos discentes e egressosDiscentes e egressos

Relacionamento

Monitoria

Participação em projetos de pesquisa

Participação em extensão

Participação no ENADE

Egressos

Sustentabilidade financeira

Sustentabilidade financeira

Política direcionada a aplicação de recurso

Relação entre orçamento e gastos

Política de capacitação docente

Política de capacitação de administrativos

Política de expansão das instalações física

 

CRONOGRAMA DO PLANO DE TRABALHO DA CPA/2019

 

JANEIRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
21/01/19 a 31/01/19Entrega dos Resultados da Avaliação Institucional para Docentes – Via email.Coordenadora da CPA

 

FEVEREIRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
20/02/19Reunião com a CPA – Organização do RelatórioParticipação de todos os Membros da CPA
 Participar de Reunião com a DiretoriaCoordenadora da CPA e membros que puderem comparecer.

 

MARÇO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
Até 31/03/2019Envio do Relatório Integral da CPA para o MECCoordenadora da CPA, enviar n site do E-MEC
Até dia 31/03/2019

Apresentação dos Resultados da CPA para os cursos-Avaliação Institucional.

Realizar apresentação em auditório convidando representantes de turma e alunos que queiram participar e colocar no site para acesso de toda Comunidade Acadêmica.

Participação de todos os Membros da CPA
Durante o MêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019.Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

ABRIL
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
8/04/2019Reunião da CPA Planejamento do Plano de Trabalho 2019 e Programa de Acompanhamento ao Egresso.Participação de todos os Membros da CPA
Durante o mêsColocar selos da CPA nos diversos espaços da IES onde indica as  conquistasCoordenadora da CPA com ajuda dos representantes discentes.
Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

MAIO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
Durante o mêsEstudo dos Eixos e Dimensões Avaliativas para montagem do questionárioParticipação de todos os Membros da CPA
Até o final do mêsInserir no site: Relatórios, Plano de Trabalho e Resultados de Avaliação 2018.

Coordenadora da CPA

TI

28/05/2019

Reunião da CPA

Participação da Faculdade no Enade

Participação de todos os Membros da CPA
Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

JUNHO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
03/06 à 07/06/2019Montagem do Questionário Avaliativo Docentes, Discentes e Técnico Administrativo.Membros da CPA
10/06 á 14/06/19

Apresentação em todas as

Salas da equipe da CPA

e divulgação de datas do Processo de Avaliação.

Participação de todos os Membros da CPA
Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019.Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

JUNHO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
10/06 á 05/07/19

Aplicação dos Questionários

Solicitar ajuda dos docentes para divulgar e incentivar os alunos em sala de aula a responder os questionários. (ambiente virtual)

Participação de todos os Membros da CPA
Até o final do mêsInserir no site o relatório da Ouvidoria

Coordenadora da CPA

TI

Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

JULHO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
Durante as duas primeiras semanasAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019.Professora Julianny.
AGOSTO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
19/08/2019Reunião da CPAParticipação de todos os Membros da CPA
15/08/2019Organização junto a Assessoria Pedagógica e Coordenadores atividades de intervenção para o ENADEParticipação de todos os Membros da CPA
Até o final do Mês

Publicação dos resultado da Autoavaliação Institucional Docentes, Discente e Equipe Administrativa) no site.

Divulgar os resultados para a Comunidade Acadêmica

Coordenadora da CPA

TI

19/08/2019Apresentação dos Resultados para Direção

Coordenadora da CPA e demais membros

 

Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019.Professora Julianny.

 

SETEMBRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL

 

Durante o mês

Reunião com Funcionários da IES para apresentar resultados e apontar as potencialidades e fragilidades de cada setor.

Coordenadora da CPA

TI

17/09/2019Reunião com a DiretoriaMembros da CPA
Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

OUTUBRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
03/10/2019Reunião da CPAParticipação de todos os Membros da CPA

 

Durante o mês

Reunião com Funcionários da IES para apresentar resultados e apontar as potencialidades e fragilidades de cada setor.

Coordenadora da CPA

TI

 Acompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

NOVEMBRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
Inicio do mêsOrganização junto a Assessoria Pedagógica e Coordenadores atividades de intervenção para o ENADECoordenadores de Curso e Coordenadora da CPA

14/11/2019

Dia da Prova Unificada

Aplicação da Avaliação Institucional a Comunidade Acadêmica ( Questionário Físico)Participação de todos os Membros da CPA
22/11/2019Reunião com setor da Ouvidoria para saber sobre as demandas do setorParticipação de todos os Membros da CPA
22/11/2019Reunião da CPAParticipação de todos os Membros da CPA
24/11/2019Acompanhar os acadêmicos no dia da Avaliação do Enade.Participação de todos os Membros da CPA
Durante o mêsAcompanhar todos os eventos da Instituição para anotar no Relatório Parcial 2019Coordenadora e Secretária Julianny, Professor Eduardo Leal. Participação de outros membros quando puderem colaborar.

 

DEZEMBRO
DIASATIVIDADESRESPONSÁVEL
02/12 a 13/12Organização dos documentos da CPA e inicio da tabulação dos dados dos questionários respondidos pela Comunidade Acadêmica.Participação de todos os Membros da CPA e representantes de turmas

 

As reuniões da CPA-FAVENORTE com a Direção, previstas ao final de cada ano e/ou quando necessário, servirão como relatos sobre as atividades desenvolvidas, buscando avaliar sua eficácia e novos norteadores para superação de problemas, para melhorar a qualidade do ensino na IES e alcançar maior relevância social.

PLANO DE AÇÃO  CPA /2019

Fragilidades apontadas na Avaliação

 1º e 2º 2018

Metas a serem atingidasAtividades a serem executadasResponsávelPeríodo
Apontamento realizado na avaliação pelos professores que não conhecem a CPAMelhorar a Divulgação dos Resultados da CPA

-Reunir com professores nos horários de Intervalo e abordar sobre o trabalho da CPA

-Cartaz com fotos dos membros da CPA para que todos tenham conhecimento de quem sejam os membros.

-Envio de informações da CPA através de e-mail.

Comissão da CPAFevereiro a Novembro 2019
Programa de Acompanhamento de EgressosManter contato com os egressos e ofertar novas propostas de formação continuada e novos cursos, ampliando seu conhecimento.

– Inserir no site Questionário para egressos

-Através da Secretária Geral manter banco de dados de ex- alunos para envio de novas propostas de formação.

Direção Acadêmica

Coordenação de Pós-Graduação

Secretária Geral

Fevereiro à Dezembro de 2019.
Melhorias no siteMelhorar o site da IES

-Inserir mais informações relacionadas a IES no site

-Melhor a estética do site

-Manter atualizadas informações da IES

Setor de Marketing

E Responsável pelo Site.

Fevereiro à Dezembro de 2019.
Falta de conhecimento da Missão da FAVENORTEInformar a Comunidade Acadêmica a Missão da FAVENORTE

-Afixar nos quadro de avisos da IES

-Apresentar nas diversas reuniões realizadas pela FAVENORTE.

Direção Acadêmica

CPA

Fevereiro à Dezembro de 2019.
Melhoria da divulgação dos trabalhos da IES através do setor de MarketingAmpliar os canais de divulgação das atividades da IES-Informar as atividades pelo Site, Instagran, Facebook, Murais da IES, TV no Hall de entrada, watsaap, panfletos.Setor de MarketingFevereiro à Dezembro de 2019.
Melhorias do Setor de Agendamento da IESMelhorar o aplicativo de agendamento-Melhorar o aplicativo da IES, tornando-o mais fácil para utilização.TIMarço de  2019.

Fragilidades apontadas na Avaliação

 1º e 2º 2018

   Metas a serem atingidasAtividades a serem executadasResponsávelPeríodo
Falta de didática por parte de alguns docentesMelhorar a didática do Professor em sala de aula.-Ofertar Capacitação sobre Metodologias Ativas para Docentes

CPA

Assessoria Pedagógica

Durante o semestre, conforme necessidade.
Melhorias nos resultados do ENADEAumentar a nota/desempenho  no Enade em 2019.

-Ofertar aulas de Língua Portuguesa

-Ofertar a disciplina de Competências e Habilidades- Conhecimento Especifico.

CPA

Assessoria Pedag.

Coordenação de Curso

Diretoria Acadêmica

 

2º/2019.
Necessidade de Capacitação para funcionários em relação ao atendimento.-Melhorar o atendimento nos diversos setores da FAVENORTE-Capacitação com foco em melhorar o atendimento a Comunidade Acadêmica.

Recursos Hum.

CPA

Ouvidoria

Durante o semestre, conforme necessidade.
Maior envolvimento dos acadêmicos no processo de Avaliação Institucional-Aumentar a quantidade de acadêmicos participando do processo de Avaliação Institucional.-Aplicação de Questionário (impresso)CPANovembro de 2019

 

As fragilidades apontadas acima se referem ao processo de avaliação de 2018 e terão que ter prioridade em 2019.

Cleonice Corrêa Fonseca- Coordenadora da CPA

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